Friday

Violoes, Guitarras e Baixos da Gadotti em Orlando


Peças finas, precisas, vivas. Arte e tecnologia perfeitamente balanceadas em instrumentos que ostentam identidade e “pulmão” próprios. Pegar no colo um dos “filhos” de Jeanfranco Gadotti -este jovem paulistano que vem despontando nos EUA como um dos mais férteis construtores de violões, guitarras e contrabaixos-, desperta uma sensação especial, um enorme orgulho de saber que, em breve, veremos mais um compatriota conquistando a América através do talento e do amor pelo trabalho que realiza. Conquistar a América pode parecer, para muitos, um exagero, pois o mercado dos EUA conta com as melhores marcas e uma infinidade de modelos de instrumentos, tornando a competição quase desleal para o brasileiro. Mas o fato é que Gadotti é um luthier, ou seja, um profissional que cuida da confecção de instrumentos de corda em regime totalmente artesanal, estando ele mesmo presenteem todas as fases do processo. Com isso, Jean e sua Gadotti Guitars se destacam em relação aos grandes fabricantes, pois podem oferecer aos músicos mais exigentes um produto diferenciado. A Gadotti não é simplesmente uma fábrica de guitarras, e sim uma família formada a partir da “paixão por fazer instrumentos”, diz Jeanfranco, que além de luthier também é um guitarrista de incontestáveltalento.
DjavanEntre as muitas vantagens que Gadotti leva nessa caminhada rumo à conquista do mercado americano,uma é mais que especial: o apoio do grandioso compositor e intérprete Djavan, que encomendou um violão Gadotti personalizado e se mostrou muito satisfeito com o que recebeu, incorporando a peça à sua vasta coleção de guitarras e violões usados em shows e gravações mundo afora Lenda viva da música brasileira, Djavan é também orgulho internacional, sendo reconhecido e reverenciado por suas influências de samba, bossa nova, jazz e funk, ritmos que estão entre os preferidos nos Estados Unidos. É difícil encontrar um americano de meia idade e relativa cultura musical que não saiba ao menos “resmungar” os versos de “Madalena” (Ivan Lins), imortalizada na voz de Djavan. “Ter uma pessoa do nível musical do Djavan se interessando pelo meu violão é uma honra, uma experiência muito importante para mim”, diz Gadotti, que ouviu do próprio Djavan as especificações e características desejadas para a confecção do instrumento. “Mandei o violão para São Paulo e uma amiga pôde entregar em mãos para ele. Quando ele veio para cá no ano passado, nos encontramos e conversamosum pouco mais. O Djavan não tem compromisso formal com uma marca de instrumentos; ele mesmoescolhe os que quer usar, por isso possui diversas guitarras e violões. É espetacular saber que há um Gadotti entre eles”, celebra Jean.
TrajetóriaJeanfranco Biava Gadotti começou a carreira há 12 anos, quando conseguiu um emprego de ajudantede luthier em SP. Descobriu então que sua verdadeira paixão -mais do que tocar- era projetar e construirinstrumentos. Estudioso do assunto, logo atingiu um bom nível de profissionalização e se mudou, em 1999, para os EUA, mais precisamente a Carolina do Sul. Na ocasião conheceu o construtor de baixos Mark Eshenbaugh, iniciando com ele um trabalho que daria base prática para a criação, em Orlando-FL, da Gadotti Guitars, que hoje emprega várias pessoas e já está se preparando para, no ano que vem, contratar mais profissionais e elevar a produção para cem peças ao mês! As instalações da Gadotti são,por si só, um atrativo para quem aprecia a música. Integrando oficina, show room e espaço cultural (usado para shows e reuniões musicais), a empresa impressiona pelo estilo agressivo e ao mesmo tempo informal de apresentação e administração. Jean arregaça diariamente as mangas para construir o seu sonho, cercado por profissionais que entendem a mensagem e “vestem a camisa” da Gadotti, atuando como fator determinante no estilo “família” que caracteriza as atividades. “Agradeço muito a todos aqui pelo nosso sucesso”, reconhece o “patrão” Jeanfranco Gadotti.
FestaNo início de julho, Jean Gadotti recebeu amigos e convidados para um coquetel de “informação” aopúblico sobre a Gadotti Guitars. “O intuito foi explicar quem somos e o que estamos fazendo aqui”, recorda o luthier, satisfeito com os resultados da festa que reuniu, ao bom e velho estilo “jam session” (com músicos de todos os níveis subindo ao palco para uma “palhinha”), cerca de cem pessoas. Vinhos e petiscos foram servidos noite adentro. A repercussão da iniciativa foi totalmente positiva, tanto que Gadotti promete realizar mais eventos do tipo ao longo do ano. “Gostaria de agradecer a Deus (por me dar energia, saúde e estratégias para esta grande história) e à minha esposa Giuliana, que lutacom a mesma intensidade que eu por este chamado”, enfatiza Gadotti. “Agradeço também aos músicosde frente, que apoiaram o evento (Walter, Bill, Julie, Luciana, Jeni e, em especial, o baixista Marquito, que está me assessorando na construção dos meu primeiros contrabaixos); à mídia e a todas as pessoas que estão lendo esta matéria, participando assim deste momento tão especial para nós”, encerra.



1 comment:

Unknown said...

nosso site mudou para: www.gadotti-guitars.com