Tuesday

Segunda Chance "Transformando uma Tonante em uma guitarra"


Neste Projeto Segunda Chance estaremos escolhendo guitarras intocáveis, que não tem mais solução aos olhos maiorais, e estaremos colocando estas "belezinhas" em uma mesa cirurgica!


 
  Neste primeiro projeto escolhemos uma Tonante modêlo GCFC/2 em boas condições.

A primeira coisa que fizemos foi trocar as tarrachas, pois o que tinha antes não parava afinada, como éra de se esperar.. Colocamos um jogo da Sperzel Trim-Lock da qual somos representantes.   






   

A segunda foi trocar o sistema de "nut", pois este usado é uma piada de mau gosto!! Tiramos esta peça de plástico e o primeiro traste usado para regular a altura das cordas...Colocamos um "nut" de osso e fizemos um acabamento no final da escala utilizando as madeiras originais do instrumento. Algo interessante resaltar é que os trastes originais do instrumento são de cobre!!  



 ...além dos trastes serem de cobre, a escala não tinha raio nenhum! Portanto decidimos retirar todos os trastes e colocar 16 graus de raio, aproveitando para retirar todo o verniz do braço. A madeira da escala é muito boa e por ser um instrumento sem tensor, isso conta muito. Pudemos deixar o braço extremamente reto com a pressão das cordas.

A ponte original da guitarra é um cilindro reto, não tornando possível a regulagem das oitavas (acho que eles não sabíam o que é isso), e sem raio. Trocamos por um tune-o-matic, mas para que a ponte trabalhasse corretamente e ficasse em nível ajustável, tivemos que fazer um desnível no corpo como aparece na foto.Uma Blindagem com cobre foi feita nos compartimentos dentro do escudo para melhor isolamento do campo magnetico, e da mesma forma no escudo para fechar o ciclo. Trocamos os potenciômetros e alteramos o circuito para um modelo de strato (vol, tone, tone). Agóra só nos resta trocar a captação para ter uma guitarra nova em folha com os requisitos no nível de um musico profissional. Em breve colocaremos mais fotos com a instalação dos captadores. Quem diría, uma Tonante que dará show em muitas outras marcas importadas!!! Se quiser vêr esta "coisinha" de perto, visite a Gadotti Guitars em São Bento do Sul-SC!  Hoje ela afina, tem as oitavas reguladas, segura a afinação, tem a ação baixa e em breve uma timbrera maluca!!

9 comments:

Ney Maia said...

Puxa, agora não posso mais falar que Tonante não é GTR...Parabéns pelo trabalho Gadotti!

Unknown said...

Cara... ótimo trabalho!
Quero tocar pra ver como ficou!
Grande Abraço.
Eduardo Silva

Lucas Iante said...

não querem fazer um review na minha golden não????
hsauahsuahsuhaushsa

Gitarre said...

Olá, quer vender?

Scopel said...

Beleza. Mas uma ponte tune-o-matic com roler seria mais adequada ao vibrato.

Anonymous said...

Amigo, vc teria essa ponte antiga ainda? Se não jogou fora, posso ficar com ela? blogopazz@gmail.com Valeu!

Unknown said...

Boa Noite.
Lindo Trabalho.
Tenho aqui em minhas coisas antigas exatamente uma Tonante idêntica a essa antes da Transformação (claro RS).
Gostaria de saber se é possível ela passar por está transformação com você ?

Anonymous said...

Amigo sabe aonde eu encontro uma ponte no estilo dessas que a tonante usava.

Flaviano said...

Por mto tempo tive uma guitarra Tonante e não fazia a menor idéia que modelo era....depois eu dizia que era fender jaguar por causa da ponte ����‍♂️